Lumes


A agonia de um Filósofo 


Consulto o Phtah - Hotep. Leio o absoleto
Rig - Veda. E, ante obras tais, me não consolo...
O Inconsciente me assombra, e nele rolo
Com a eólica fúria do harmatã inquieto! 
Assisto agora à morte de um inseto...!
Ah! Todos os fenômenos do solo
Parecem realizar de pólo à pólo
O ideal de Anaximandro de Mileto !
No hierático *areópago heterogêneo
Das ideias, percorro como um gênio
Desde a alma de Haeckel à alma cenobial!...
Rasgo dos mundos o velário espesso;
E em tudo, igual a Goethe, reconheço
O império da substancia universal!
- Augusto dos Anjos

-> Mais sobre Augusto dos Anjos   


----------





Lumes

Falar do copo de leite sobre a mesa
enquanto do poema a metáfora mata a sede
fase difícil sede quando fases de difícil
acenderia um cigarro se fumasse nessa condição avessa
vício profundo ainda entranhado a meu pulmão
escorro a palavra e ela vem leitosa de adorno por sobre a mesa
como um copo de leite ou de lírio


no vão abstrato vazio anda o fio de cobre
ainda que sustente o ouro das palavras inauditas
podia falar aqui o que me irrita o tempo presente
mais fazer o poema é tecer a delicada água de lítio


nesse sítio esquadra no papel o branco da tela
na minha língua toda vã filosofia
receio que essa poesia revela o sentimento de pôr do sol
navega esse barco de velas fluidas e reflexo parco


iça meu meu peito que anda nesse vácuo farol
amo toda beleza da rima de flor aqui invisivel
só poetas lúgubres em busca de um pouco de fé previsível
no fim há a compreensão do belo num coração ausente


currente calamo à céu aberto
antes o verde era todo o azul que o compreendia
no início a definição das cores era o sentimento natural de liberdade
a floresta era toda a folha e toda folha era sua verdade
e isso já se definia sendo poesia
agora saudade


No decorrer da pena goles de nanquim ainda fazem o ato
um jardim é sempre um jardim mesmo que não haja na flor o exato perfume
no lume do bardo há sim a delicadeza da mulher e o costume do verso alto
da montanha fria e da caverna refletida
há a inversão nessa chegada adiando a partida
há a emoção ainda que contida à ferros.
- Iatamyra Rocha




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As mãos

Madrugadas

deja vu